sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SERVO FIEL

Como povo escolhido de Deus, é importante que detectemos as contrafações de Satanás. Para fazê-lo, precisamos viver diariamente pela Palavra de Deus. O fiel servo Calebe é um grande exemplo para nós. Ele “compreendeu a situação e, bastante ousado para tomar a defesa da Palavra de Deus, fez tudo ao seu alcance para desfazer a má influência de seus companheiros infiéis” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 388). Mas 10 dos espias se rebelaram, voltando-se contra os que acreditaram. Esses espias, “tendo enveredado por um mau caminho, insistentemente se puseram contra Calebe e Josué, contra Moisés e contra Deus. Cada passo para frente os tornava mais decididos. Estavam resolvidos a frustrar todo o esforço para se apossarem de Canaã. Torciam a verdade a fim de sustentar sua influência nociva. ‘É terra que consome seus moradores’, (Núm. 13:32) disseram eles. Isso era não somente uma notícia ruim, mas também mentirosa” (Idem, p. 389).

“Os espias infiéis denunciavam em alta voz a Calebe e Josué, e levantou-se o clamor para os apedrejar. A turba insana pegou pedras para matar aqueles homens fiéis. Avançaram com uivos de furor, quando subitamente as pedras lhes caíram das mãos, tombou sobre eles um silêncio e tremeram de medo. Deus interviera para impedir o seu desígnio assassino” (Idem, p. 390).

O povo de Israel, inclusive os fiéis, tiveram de esperar 40 anos antes de entrar na Terra Prometida, e os israelitas originais que fugiram do Egito morreram antes de chegar lá. Porém Deus prometeu que Calebe viveria para herdar Canaã. Além dele, os israelitas que de 20 anos ou menos receberam uma segunda oportunidade de desistirem de seus caminhos egoístas, mas muitos infelizmente se rebelaram contra Deus novamente, pois tentaram conquistar Israel em sua própria força. Resultado? Falharam miseravelmente.

Os esforços para promover nossa própria agenda em vez da de Deus raramente funcionam. Primeiro, temos de crer nEle. Precisa haver entrega total. “Meu filho, dê-Me o seu coração; mantenha os seus olhos em Meus caminhos” (Pv 23:26). Isto é exatamente o que Moisés, Arão, Calebe e Josué fizeram. “Sem murmurar, aceitaram a decisão divina” (Idem, p. 392). Precisamos permitir que o Senhor nos guie e esperar pacientemente pela bendita esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário